Essa dupla anda sempre de mãos dadas no meu processo de consultoria, mas são realmente coisas distintas, vamos aos conceitos (descritos por mim mesma) para ajudar a esclarecer o assunto:

Branding é tudo que envolve uma marca: Nome, cores, personalidade, identidade… É aquilo que as pessoas falam sobre a marca. Sabe aquela roupa que você nem precisa ver a etiqueta para saber a marca? Isso é resultado de um branding bem feito.

Comunicação é todo o processo de relacionamento da empresa com clients, fornecedores e colaboradores. Como fala, como se posiciona, de que forma expõe suas ideias e produtos/serviços.

Parece muito simples né? Mas na prática, são raríssimas exceções quando o cliente tem um branding bem definido juntamente de uma comunicação correta e efetiva. E claro, isso influencia diretamente em todos os processos, inclusive no que faz qualquer negócio funcionar: Vendas!

Na consultoria sempre começo pelo branding, analisamos o publico alvo do cliente, e aí traçamos uma estratégia eficiente de comunicação, o resultado é sempre explícito.

Espero ter ajudado a esclarecer, precisando, é só chamar!

Com amor,
Diany

Comments

comments

Tags:, , , , , ,